dijous, 30 d’abril del 2009

Imigrante

Ontem à tarde, passeando pela cidade de Valência meu companheiro e eu, dois caras "de paisano" tiraram do bolso duas plaquinhas de polícia e pediram-nos a documentação. Ficamos supreendidos. Era mesmo um filme de Hollywood. Eu não acreditava, e o primeiro que pensei foi que quando tirasse minha carteira, eles roubavam-me e iam embora.


Olharam nossas caras de lerdos e repetiram: documentação! Falavam a sério. Talvez escutaram-nos falar português, talvez foi por acaso. Eu até perguntei a um dos policiais senão estavam de brincadeira. Respondeu muito sério que não. Nós demos o DNI e o NIE (bilhete de identidade provisional e para estrangeiros), comprovaram por telefone que éramos bons cidadãos e sem antecedentes, e continuamos o passeio entre risos e lembrando do que tinha acontecido.

O pior é que muitos outros não tiveram tanta sorte, com certeza. O Ministério do Interior vai à caça de imigrantres em situação irregular. Agora que chegou a crise e o desemprego subiu tanto, por enquanto, muitos já não são bem-vindos. Meter-se na pele de um "imigrante" na conjuntura actual é começar a tremer.

Fui à cama com um imigrante. E, sentindo-me mais um imigrante nesta terra tão minha e tão alheia, adormeci.