dijous, 27 de novembre del 2008

Mais um na multidão

O governo valenciano, ultraconservador e ultracatólico -pelos factos acontecidos e não porque eu o diga-, anda quase quinze anos no poder. Neste tempo corrompeu os ámbitos públicos todos, enquanto desenvolveu políticas populistas e de grandes "acontecimentos" que penetraram numa sociedade civil adormecida e que precisava de se sentir protagonista de qualquer coisa, seja o que for.

No percurso destes anos os populares têm tentado, e até atingiram, derrubar a rede de saúde pública, que privatizaram vergonhosamente. Têm perseguido à sua vontade a escola pública, a maneira do Tribunal do Santo Ofício. E não podia faltar, atentaram e continuam a atentar contra a língua própria do país (valenciano/catalão, não falarei de polémicas onomásticas sem sentido, que isso daria para muito). É fácil de entender a razão da sua obsessão por eliminar do ámbito público o uso real do valenciano. Estão a padecer isso que alguém acunhou como autoodio (sentir vergonha de pertencer ao grupo social ao qual se renunciou, e cuja língua abandonaram também).

Mas não toda a sociedade civil concorda com estes carapaus. Ha quem não pensa como eles quiseram e que ainda têm vontade de fazer ouvir a sua opinião contrária. É por isso que é tão importante a manifestação do próximo sabado 29-N à tarde.


Pelo ensino público. Vamos-lá arrebentar Valência, vai com todos nós.